Projeto Político Pedagógico

by - junho 10, 2021

 










PROJETO PEDAGÓGICO







SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

2. IDENTIFICAÇÃO

3. TERRITÓRIO EDUCATIVO

3.1. Histórico 

3.1.1 Origem do nome do bairro

3.1.2. Caracterização

3.1.2.1. Contexto socioeconômico 

3.1.2.2. Principal fonte de renda

3.1.2.3. Características culturais

4. ESCOLA

4.1. Histórico

4.2. Caracterização da Escola

5. DIAGNÓSTICO E INDICADORES EDUCACIONAIS

5.1. Matrículas no Ensino Regular

5.2. Taxa de Rendimento do Ensino Fundamental

5.3. IDEB Anos Iniciais 

5.4. IDEB Anos Finais

5.5. Indicador de adequação da formação do docente

6. MISSÃO, VISÃO E OS PRINCÍPIOS E VALORES DA ESCOLA..

6.1. Missão

6.2. Visão

6.3. Valores

7. OBJETIVOS

7.1. Objetivo Geral

7.2. Objetivos Específicos

8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E BASES LEGAIS

9. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE

9.1. Competências Cognitivas

9.1.1.Conhecimento

9.1.2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo

9.1.3. Repertório Cultural

9.2. Competências Comunicativas

9.2.1. Linguagens

9.2.2. Cultura Digital

9.2.3. Argumentação

9.3. Competências Socioemocionais 

9.3.1. Autoconhecimento e Autocuidado

9.3.2. Trabalho e Projeto de Vida

9.3.3. Empatia e Cooperação

9.3.4. Responsabilidade e Cidadania

9.4. Competências Gerais e Áreas de Conhecimento

10.  PERFIL ESCOLAR

10.1. Condições de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais

10.2. Diagnóstico da situação

10.2.1. Pontos Fortes

10.2.2. Pontos a melhorar

10.3. Os cenários desejáveis

10.4. Organização e Composição Curricular

10.5. Projetos e Atividades Extracurriculares

11. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

12. RECURSOS DISPONÍVEIS

13. RECURSOS HUMANOS

13.1. Direção Escolar

13.2. Coordenação Pedagógica

13.3. Corpo Docente Da Escola

13.4. Atribuições dos Pais ou Responsáveis 

14.  REFERÊNCIAS

15.  ANEXOS

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  1. APRESENTAÇÃO

Tendo como referencial que a Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando ampliando sua visão de mundo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meio para progredir no trabalho e em estudos posteriores, estabelecemos os objetivos gerais da Escola Municipal Professor Hilton Nunes, fundamentando-os nos princípios previstos na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional nº 9394/96, assegurando aos alunos o preconizado na referida lei por intermédio da compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos do cidadão, do Estado, da família e dos grupos que compõem a comunidade objetivando o desenvolvimento integral do indivíduo e da sua participação na formação do bem comum, na condenação a qualquer tratamento desigual por convicção filosófica, religiosa, de raça ou nacionalidade e na formação comum indispensável para o exercício da cidadania e dos meios para progresso no trabalho e em estudos posteriores.

A importância do Projeto Pedagógico (PP) da Escola Municipal Professor Hilton Nunes leva em conta a trajetória da sua comunidade escolar, a sua história e cultura, não só para garantir um percurso formativo de sucesso para as crianças e os estudantes, como também para cumprir o seu compromisso com a sociedade.



  1. IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola: Colégio Professor Hilton Nunes

Entidade mantenedora: Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Endereço: Avenida Maranhão - S/N, Bairro Canoeiro

CNPJ: 02.062.822/0001-22

INEP: 21118817

Nome do diretor: Ronaldo de Sousa Moura

Coordenador: Uiliton Sá Araújo

Séries ofertadas: 5º ao 9º ano

Número de alunos: 550



  1. TERRITÓRIO EDUCATIVO

3.1. Histórico 

3.1.1 Origem do nome do bairro

O nome Canoeiro veio de um fato corriqueiro que se dava nos primeiros anos da formação de Grajaú, conta-se que antes da construção da ponte pênsil, todas as vezes que chegava alguém para atravessar o rio, precisava-se de canoas para a travessia do rio, o dono da canoa morava no Alto do Pequi, antigo nome do bairro, ele era chamado para fazer o trabalho, daí surgiu o nome do bairro, Canoeiro.


3.1.2. Caracterização

3.1.2.1. Contexto socioeconômico 

Faz parte desse contexto as feiras e os pequenos comércios, cuja função e ação é introduzir de forma significativa renda e subsistência na vida cotidiana da população, pois para a maioria das famílias inseridas nessa comunidade constitui-se como a principal e única fonte de renda, pois a população local é, em sua grande maioria, formada por famílias de classe baixa

.

3.1.2.2. Principal fonte de renda

Além dos pequenos comércios, a principal fonte de renda das famílias inseridas na comunidade constitui-se das feiras livres e dos pequenos emprego nas minas de gesso. (GIPSITA)


3.1.2.3. Características culturais

A comunidade caracteriza-se culturalmente com uma mistura de sagrado e profano, uma parcela bem religiosa (católicos praticantes e evangélicos, os ‘crentes” e uma outra voltada para as fantasias da sociedade e aquilo que ela pode proporcionar.

Outras características culturais da comunidade são manifestadas através da música e da dança nas festividades regionais, como exposições agropecuárias, festas juninas, festas religiosas, além do carnaval.



  1. ESCOLA

4.1. Histórico

Em 10 de março de 1986, acontece o primeiro dia letivo do Colégio Professor Hilton Nunes, cujo nome homenageia um grande educador, o professor Hilton da Costa Nunes, nascido em 07 de dezembro de 1904 em no município de Grajaú no Estado do Maranhão e falecido no dia 31 de dezembro do ano de 1965 na cidade do Rio de Janeiro. O professor Hilton Nunes era filho de Lereno da Costa Nunes e de Olímpia Lopes Nunes.

Funcionário público federal, atuante professor de língua portuguesa do estado, Hilton Nunes foi o co-fundador e professor de português do primeiro ginásio de Grajaú, Ginásio Gomes de Sousa. Exímio orador, era admirado pela exuberância do seu talento, sentimento e rico vocabulário. Atuante líder social e político, um extraordinário educador e honrado pai de família, patrimônio singular da sua terra natal. Por todas as suas virtudes, o Colégio honrosamente recebe seu nome ao passo que o homenageia para que seu nome seja rememorado e jamais esquecido.

O Colégio Professor Hilton Nunes foi construído em 1985 na gestão municipal do Dr. Mercial Lima de Arruda. Iniciou suas funções letivas com 390 alunos, e sob a direção do professor Dimas Simas Lima, sendo as primeiras secretárias: Maria da Silva Sousa e Laureana Sousa dos Santos, e corpo docente composto por:

  • Alderina de Sousa Arruda.

  • Aldenora dos Santos Marques.

  • Sônia Maria Fonseca Silva.

  • Ester Pereira da Silva.

  • Maria Nilde dos Santos.

  • Marcilene Amorim dos Santos

O então diretor faleceu no ano de 1987, sendo sucedido pelo professor Pedro Bernardino de Almeida Filho, sendo assim,  exerceu o cargo até o ano de 1989. Posteriormente assume a direção o professor Edi Felinto da Silva Barros, que exerceu a função no período de 1990 a 1992. De 1993 a 1995 a escola é dirigida pela professora Ana Luisa lima Rolins e, em 1996, assume a direção a professora Maria de Jesus Pacheco Nascimento, que exerce o cargo até 2000. Já em 2001 assume novamente a Direção Geral do colégio o professor Edi Felinto da Silva Barros, tendo como Diretor Adjunto o professor José Jairo Sousa da Silva. Com isso, logo em seguida, no período de 2003 a 2004 a direção da escola é exercida pela professora Maria Alice de Morais Nunes Santos, e de 2005 a 2009 assume a direção novamente Maria de Jesus Pacheco Nascimento, Diretora Geral e Silene Veras de Arruda Pereira Diretora Adjunta. Em 2009 assume a direção e permanece até 2012 a professora Aurilene Maria Sousa Arruda, sendo substituída pelo professor Messias Galvão Pereira, nos anos de 2013 e 2014, e nos anos de 2015, 2016, assume a direção o professor Antônio Carlos Borges Santos, sendo que, em 2017 retorna ao cargo de diretora a Professora Aurilene Maria Sousa Arruda. Então, no final de 2018, assume a direção da escola o professor Antônio Alberto Galvão Barros, esse encerrou seu mandato no final de 2019. Com isso, em 2020, Ronaldo Moura assume a direção permanecendo até o presente momento.

O Colégio Professor Hilton Nunes, era uma escola pequena, teve início com apenas  quatro salas de aula, funcionava numa situação precária, porém a escola cada ano que passava, foi evoluindo, passando por algumas reformas no espaço físico e na parte administrativa.

A escola conta com o número aproximado de 560 alunos e um corpo docente bem expressivo. O colégio também participa de todos os eventos socioculturais da cidade, tendo destaque em algumas modalidades dos jogos escolares, conquistando algumas medalhas e troféus. Funcionando dois turnos, na modalidade ensino fundamental anos iniciais e finais.




4.2. Caracterização da Escola

A Escola Municipal Professor Hilton Nunes está localizado na Avenida Maranhão S/N, Bairro Canoeiro, Grajaú, Maranhão. A Escola dispõe de instalações adequadas, sendo o espaço físico composto por:

  • 1 pátio médio

  • 1 secretaria

  • 1 diretoria.

  • 10 salas de aula

  • 1 cozinha

  • 1 despensa

  • 3 banheiros (1 para professores e 2 utilizados pelos alunos)

  • 1 laboratório (desativado).

  • 1 depósito.

  • 1 sala de arquivos

  • 1 quadra de esporte.

  • 1 sala de professores.

  • 1 entrada com acessibilidade a pessoas com deficiência.

A escola conta com os seguintes funcionários:

  • 1 diretor

  • 30 professores

  • 1 secretária

  • 2 agentes escolares

  • 3 vigilantes.

A escola atende o total de 550 alunos (2020), distribuídos nos turnos matutino e vespertino, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e do 5° ao 9° ano, em condições econômicas variadas e de diversas etnias.

A nossa perspectiva atual é ver a nossa escola com amplo desenvolvimento educacional e cultural, onde o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento, tornando-se um cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres.

Temos como finalidade oferecer uma educação de qualidade, pois acreditamos que a ação de educar envolve o confronto de ideias e a resolução de conflitos, condições essas que julgamos fundamentais para que o estudante possa desenvolver-se plenamente e descobrir o seu eu melhor de melhor e percebendo o melhor no seu próximo. 

Ofertamos aos alunos um Projeto Pedagógico diferenciado, que permite a formação de cidadãos éticos, competentes, íntegros, solidários, criativos, críticos e preparados para enfrentar e vencer desafios em meio a sociedade atual. Com isso vivendo em equilíbrio consigo mesmos, com o seu ambiente e com o seu próximo, de forma digna e edificante, por meio do conhecimento e dos exemplos oferecidos pelos nossos professores, equipe pedagógica, funcionários e diretores.





  1. DIAGNÓSTICO E INDICADORES EDUCACIONAIS

Sabemos que o IDEB é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio). 

A escola, ao longo dos últimos anos tem melhorado seus dados em relação à reprovação, abandono e evasão em relação aos anos anteriores, sendo assim influi positivamente nos resultados do IDEB, MEC, INEP, DEED CSI e do Censo Escolar. 

Como referência, os resultados dos últimos anos, podemos considerar de grande relevância, haja vista que as metas propostas estarem sendo atingida, devido ao crescimento da aprendizagem. Esses fatores, além de interferir decisivamente nos resultados da instituição, levam os alunos a permanecer na escola.






5.1. Matrículas no Ensino Regular










5.2. Taxa de Rendimento do Ensino Fundamental

5.3. IDEB Anos Iniciais 




5.4. IDEB Anos Finais

5.5. Indicador de adequação da formação do docente





  1. MISSÃO, VISÃO E OS PRINCÍPIOS E VALORES DA ESCOLA

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Nesse caso, crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros.


6.1. Missão

Nesta perspectiva a Escola Municipal Professor Hilton Nunes, tem a missão de educar pessoas para éticas e para competentes capazes de inspirar gerações na construção de uma cidade, um estado e um país melhor, com isso transformar o mundo através da educação. Pois ainda na BNCC está firmado que, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

A escola deve oferecer um ensino que seja “coerente e continuado, a fim de assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas”. (BNCC).


6.2. Visão

A visão de ser uma escola inovadora de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental é o “norte” da nossa perspectiva escolar, com isso, educando para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável, tendo postura acolhedora expressa por meio do diálogo e da abertura ao outro, respeitando a dignidade de cada um, de modo que toda comunidade escolar adquira responsabilidade mútua e aprendam uns com os outros.


6.3. Valores

Temos como VALORES, valorizar as famílias como parceiras no processo educacional de seus filhos como: respeito pelas diversidades culturais; transparência e ética nas relações; humanização, solidariedade e inovação; ambiente acolhedor e estimulador, profissionais com boa formação e sempre acolhedores.















  1. OBJETIVOS

7.1. Objetivo Geral

Proporcionar uma educação de acordo com a proposta pedagógica e metodológica da escola envolvendo os alunos em variadas atividades.


7.2. Objetivos Específicos

  • Oferecer formação continuada aos professores sobre a proposta pedagógica da escola

  • Esclarecer aos pais sobre a metodologia adotada pela escola;

  • Envolver a família na formação educacional dos filhos

  • Promover a integração escola-família e comunidade.




  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E BASES LEGAIS

Em referência a Base Nacional Comum Curricular, este documento basicamente trata do ensino escolar à nível básico de forma democrática no intuito de consolidar uma base mais igualitária tanto ao nível de dificuldade do ensino como à eficiência do processo ensino e do aprendizado com o objetivo de agraciar a todos com o direito à educação, ensino de qualidade e mais eficaz.

A BNCC de forma resumida se encarrega da elaboração dos currículos e propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas, formação dos professores, material didático e avaliação. A partir de uma BNCC bem elaborada pensada a nível nacional agregando valor a esta base e por fim possibilitando estados e municípios a incluírem suas necessidades locais junto aos professores, sociedade e órgãos supervisores a tendência será alcançar patamares educacionais cada vez melhores em todas as esferas do ensino.

“A BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem ““saber”” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “”saber fazer”” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC”

(MEC 2018)

A seguir a tabela exemplifica as habilidades para a rede de ensino educacional fundamental para o Maranhão:

Fonte: MEC 2018

 O Projeto Pedagógico a BNCC e Documento Curricular do Território Maranhense não são mero dispositivo burocrático, documentos “de gaveta”, pois, tanto a BNCC, o PP e o Documento Curricular do Território Maranhense, dão norte aos governantes aos prefeitos e às escolas. Com esses documentos pode se obter os objetivos propostos e alcançar metas, bem como constatar se os mesmos foram alcançados ao final do ano letivo. Isso nos leva a melhorar, retirar, traçar novos rumos, atender novas demandas e necessidades.

Conforme descrito na tabela acima, tem-se a prioridade de desenvolver as habilidades propostas no que diz respeito à elaboração dos conteúdos conforme necessidade, tendo como principal instrumento a Base Nacional Comum Curricular. Com isso, podemos ter um ensino de qualidade e comprimento de demais fundamentos legais relacionados com a educação, tais como o Artigo 206 da Constituição Federal – CF que aborda como o ensino deve ser ministrado.




  1. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE

 As aprendizagens essenciais da Base Nacional Comum Curricular estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos. De acordo com o Ministério da Educação, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam a formação humana em suas múltiplas dimensões.

O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho. Em resumo, as competências gerais da BNCC podem assim ser agrupadas em: 


9.1. Competências Cognitivas

9.1.1.Conhecimento

Onde se valoriza a utilização dos conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, visando conduzir o(a) educando(a) a entender e explicar a realidade, no sentido de continuar aprendendo e colaborar com a sociedade. Pessoalmente o discente terá subsídios para fazer escolhas a partir desse conhecimento.


9.1.2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo

Favorece exercitar a curiosidade intelectual e a utilizar as ciências com criticidade e criatividade. Propicia investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. O foco está na mobilização de adquirir novas habilidades e desenvolver o processo cognitivo, como a atenção, memória, percepção e o raciocínio. É fazer o (a) aluno (a) ampliar os conhecimentos sobre o assunto e apresentar soluções com o conhecimento adquirido.


9.1.3. Repertório Cultural

Consiste em valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais. Participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural e possibilidades. Conduz para uma consciência multicultural, com incentivo à curiosidade e experimentação. 


9.2. Competências Comunicativas

9.2.1. Linguagens

É a utilização das diferentes linguagens, sabendo expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. É o domínio de repertórios da comunicação e multiletramento, como acesso a diferentes plataformas e linguagens. 


9.2.2. Cultura Digital

Proporciona compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. Por meio dessa Cultura, o aluno e a aluna tornam-se competentes para comunicar, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria. As ferramentas digitais, a produção multimídia e a linguagem de programação proporcionam, também, o exercício da ética. 


9.2.3. Argumentação

Propicia ao sujeito a condição de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, formulando, negociando e defendendo ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em Direitos Humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética. Por meio desta competência consolida-se a ciência sobre modos de expressão e reconhecimento de pontos de vista diferentes. 


9.3. Competências Socioemocionais 

9.3.1. Autoconhecimento e Autocuidado

Favorece ao educando e à educanda a condição de conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se. Ainda nesse sentido, oferece ao discente a condição de cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. O reconhecimento das emoções e sentimentos, e como estas influenciam nas atitudes, corroboram para a importância do desenvolvimento das habilidades emocionais.

9.3.2. Trabalho e Projeto de Vida

Conduz o sujeito a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências. Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade são resultantes nesta 11 competência. Além disso, habilita o discente para a compreensão sobre o valor do esforço e capacidades, como determinação e auto avaliação. 


9.3.3. Empatia e Cooperação

Exercita a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação coloca o(a) estudante como agente ativo. Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos Direitos Humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza, refletem a maturidade de um processo. O diálogo como mediador de conflitos e acolhimento da perspectiva do outro são as habilidades proporcionadas nesse processo.


9.3.4. Responsabilidade e Cidadania

Evidencia o agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Favorece ao(à) educando(a) tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Reflete na participação ativa de cada cidadão (ã) na avaliação de problemas atuais, levando em conta desafios como valores conflitantes e interesses individuais. 


9.4. Competências Gerais e Áreas de Conhecimento

As competências gerais serão trabalhadas em cada uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. São construídas por habilidades desenvolvidas a partir de atividades em sala de aula. Neste sentido, o material didático utilizado no na Escola Municipal Professor Hilton Nunes está em constante atualização para atender o que prescreve a BNCC. A proposta da BNCC é colocar o estudante como agente ativo da sua própria educação, fazendo com que ele saiba identificar problemas, compreender conceitos, propor soluções, interagir com os colegas de classe, argumentar, entre outras habilidades. Aprendizagens sintonizadas com as necessidades dos alunos geram maior engajamento e preparamos para os desafios da sociedade atual.

As competências gerais da BNCC são como os novos fundamentos da educação brasileira, a fim de construir um ensino linear. 

A proposta curricular abordada no Documento Curricular Do Território Maranhense tem como orientação a efetivação de práticas educativas que possibilitem a materialização do currículo proposto. Na escola, todo corpo gestor, pedagógico e docente deve pautar suas ações nos princípios pedagógicos que servirão de elementos indissociáveis desta prática. Assim, para programar os princípios pedagógicos aqui propostos é fundamental o planejamento pedagógico coletivo na escola e a busca de práticas formativas que visem a uma aprendizagem significativa.

Essa concepção implica a instituição uma política pública de educação em que a escola seja o centro das preocupações, dotando esse espaço de condições de promoção do desenvolvimento das potencialidades de cada criança, adolescente, adulto ou idoso que nela esteja. Nesse sentido, deve-se assegurar às escolas recursos pedagógicos adequados às necessidades educativas, formação continuada, ambiente prazeroso e amigável entre todos que pertencem a essa comunidade.

São os princípios pedagógicos que garantem o sucesso escolar, visto que estes estão estreitamente articulados à implementação do currículo escolar, ajudando a promover a transformação da prática docente e objetivando o alcance das aprendizagens previstas e a melhoria da qualidade na educação.

Para a apresentação desses princípios, têm-se os estudos sobre os princípios e indicadores do modelo educativo proposto por Estrada (2017), onde o autor destaca 13 princípios pedagógicos, dos quais oito são tomados de empréstimo por sua relevância à docência. Os mesmos estão em plena sintonia com os princípios educacionais antes registrados. São eles:

  • Considerar os conhecimentos prévios dos alunos. 

  • Garantia do acompanhamento da aprendizagem.

  • Aprendizagem significativa, reconhecendo o valor social do conhecimento.

  • Planejamento pedagógico, como meio para o planejamento da aprendizagem. 

  • Metodologias que assegurem a aprendizagem de todos. 

  • Interdisciplinaridade. 

  • Diversidade como fonte de riqueza da aprendizagem. 

  • Ambiente saudável e organizado como apoio à aprendizagem.

Sendo assim, o direito de aprender será assegurado a partir de uma conduta de compromisso permanente do professor com o sucesso escolar de cada um que estiver sob sua responsabilidade, em função do reconhecimento do valor social do conhecimento no mundo contemporâneo.





  1. PERFIL ESCOLAR

O perfil dos alunos atendidos pela escola descreve que os mesmo são oriundos do Bairro Canoeiro e suas adjacências: Bairro Juçara, Bairro Vilinha, Vila Itamar Guará, Bairro Extrema e Bairro Mirante do Falcão.

Em relação às condições socioeconômicas e culturais podemos afirmar que maioria das famílias é de baixa renda, sobrevivendo de serviços informais que não geram uma renda fixa ou a garantia dos direitos trabalhistas como Carteira de Trabalho assinada. Outro dado que demonstra a renda desta comunidade é o número considerável de famílias atendidas por programas sociais, relatados na ficha de matrícula como por exemplo o Bolsa Família. 

Faz-se importante também observar o baixo nível de escolaridade das famílias da comunidade escolar, que apresenta um grande número de analfabetos, os quais conseguem, ainda com certa dificuldade, assinarem o próprio nome. A maioria possui apenas o Ensino Fundamental completo ou incompleto. Poucos possuem o nível médio ou superior.

A religião praticada pela maioria da comunidade escolar divide-se em católicos e evangélicos.


10.1. Condições de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais

A Escola Municipal Professor Hilton Nunes possui acessibilidade a todas as salas de aula, no entanto, precisa-se de banheiros adequados e espaço físico maior. Ocorre a inclusão dos alunos encaminhados da APAE e das salas especiais para o ensino comum, o diagnóstico recebido é que estão aptos para acompanhar o ensino comum, mas nem sempre é o que acontece, e a maioria dos professores não têm formação nem condições de atender essas especificidades, ficando os alunos dentro de salas numerosas, acabando por reprovar ou abandonar a escola. 

Se faz necessária uma estrutura bem organizada para atender adequadamente os alunos com necessidades educativas especiais, como psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores com formação específica e materiais de apoio. No entanto, o município juntamente com a Secretaria de Educação, dispõe de todos esses profissionais supracitados e caso ocorra algum aluno com as necessidade desses profissionais, o colégio solicitará imediatamente um profissional qualificado para atender alunos.



10.2. Diagnóstico da situação

Da análise realizada à última avaliação interna e consulta a toda a comunidade educativa conclui-se que existem bastantes pontos fortes, mas também alguns a melhorar, passíveis de intervenção por parte do gestor escolar.


10.2.1. Pontos Fortes

  • O Conselho Executivo gere bem os recursos humanos e materiais, divulga a informação necessária, cumpre e conhece as normas da legislação em vigor e envolve a comunidade educativa nas tomadas de decisão.

  • Os docentes e encarregados de educação estão informados sobre as atividades desenvolvidas no agrupamento;

  • Os conselhos de docentes, ano e demais departamentos funcionam bem, existe transversalidade entre as áreas de conteúdo, construção de instrumentos de avaliação e discussão e planificação das várias atividades.

  • Existe uma boa articulação curricular entre ciclos.

  • Existe diversidade na planificação e estratégias das aulas.

  • As visitas de estudo são feitas com o objetivo de facilitar as aprendizagens de determinados conteúdos programáticos.

  • A relação pedagógica entre professores e alunos é boa.

  • Existe um bom clima de trabalho;

  • Há controle de entradas e saídas nos espaços escolares, tendo em vista a segurança dos alunos;

  • Há preocupação na conservação das instalações;

  • Os Encarregados de Educação valorizam o esforço dos Professores e Auxiliares para ajudarem os seus educandos;

  • Os alunos sentem-se em segurança na Escola, têm uma imagem muito positiva da mesma, dos Professores e do trabalho desenvolvido;

  • Os Auxiliares de Ação Educativa consideram haver um bom ambiente de trabalho e estão receptivos a mais formação.


10.2.2. Pontos à melhorar

  • Pouco investimento na formação pessoal, cultural e literária por parte dos alunos; 

  • Carência de algumas práticas de cidadania que conduzam ao cumprimento integral de regras de comportamento e estabelecimento de relações sociais saudáveis por parte dos alunos;

  • Défice de hábitos e estilos de vida saudável por parte dos alunos;

  • Apesar da diminuição do abandono escolar, há persistência de alguns casos isolados;

  • Dificuldades na utilização de novos recursos interativos por parte dos professores;

  • Fraco envolvimento dos pais ou responsáveis na vida escolar dos seus educandos.


10.3. Os cenários desejáveis

Perante a situação apresentada anteriormente, afigura-se no necessário intervir, desenvolvendo um plano de ação, que permita ultrapassar alguns problemas identificados. Pretende-se, assim:

  • Continuar a motivar os alunos para as aprendizagens;

  • Desenvolver o gosto pelo conhecimento;

  • Levar aos alunos uma perspectiva escolar como uma janela de oportunidades futuras;

  • Promover práticas de cidadania que conduzam ao cumprimento integral de regras de comportamento e estabelecimento de relações sociais saudáveis por parte dos alunos;

  • Proporcionar o reconhecimento da importância social e cultural da escola por parte de encarregados de educação e alunos;

  • Desenvolver hábitos e estilos de vida saudável por parte dos alunos;

  • Incentivar os encarregados da educação dos alunos (pais e responsáveis) a participar nas atividades promovidas pela escola;

  • Proporcionar formação que vá de encontro às áreas identificadas como deficitárias;

  • Promover formação continuada para os professores



10.4. Organização e Composição Curricular

Língua Portuguesa;  Matemática;  Ciências;  História e Geografia;  Artes;  Inglês;  Educação Física;  Ensino Religioso.  Espírito de convivência e cooperação.


10.5. Projetos e Atividades Extracurriculares

Visando desenvolver atividades que de integração entre escola e comunidade, promovemos as seguintes atividades:

  • Cuidando do meio ambiente: projeto de reciclagem de material plástico;

  • O dia da família na escola: integrar família e escola; 

  • Festa Junina: tradicional festa junina da escola; 

  • Marchando pela Pátria: civismo, patriotismo e reverência ao Brasil na Semana da Pátria;

  • Aniversário da escola: comemorando o aniversário da escola.

  • Celebrando o Natal: celebração alusiva ao nascimento do menino Jesus





  1. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação é uma prática contextualizada e de extrema importância. sendo assim, através dela podemos identificar os pontos fracos do aluno. Dessa significação decorre diretamente a qualidade de da interação entre professor e aluno. É essa a complexidade própria da avaliação. A busca de significado pela avaliação requer o estudo das concepções do conhecimento adquirido de aluno e das teorias de desenvolvimento abordagens do processo educativo que elas se originam, especialmente daquelas expostas neste PP.

A avaliação necessita ser uma prática multidimensional, e os educadores devem perceber que o ato de avaliar envolve aspectos importantes, dentre eles é válido destacar que saber valorizar as pessoas e compreendê-las, torna-se uma necessidade desse modo, é importante construir um envolvimento bem como o reconhecimento de que é primordial conhecer a criança e suas especificidades, para que a educação seja transformadora.

A ação avaliativa mediadora implica em projetar o futuro a partir de recortes do cotidiano, em delinear a continuidade da ação pedagógica, respeitando o aluno em seu desenvolvimento, em sua espontaneidade na descoberta de mundo, oferecendo-lhe um ambiente de afeto e segurança para suas tentativas 

A proposta da Escola Municipal Professor Hilton Nunes é que a avaliação ocorra de forma contínua, com análise bimestral e anual das ações desenvolvidas na escola. Definido como instrumento para análise e avaliação do programa, os relatórios sistematizadores.

Com base na proposta pedagógica e curricular expressos aqui, o professor elaborará seu plano anual e os planos bimestrais, a fim de atingir os objetivos pedagógicos propostos mediante constante avaliação.

Esta avaliação não tem por objetivo estabelecer critérios para o acesso ao ensino médio. A avaliação será bimestral abrangendo os aspectos diagnósticos, somativos e formativos. Os instrumentos avaliativos serão: 

  • Prova escrita

  • Atividades em sala

  • Presenças nas aulas

  • Produções específicas

Os demonstrativos da avaliação serão o boletim com as notas de 0 a 10 para cada disciplina.








  1. RECURSOS DISPONÍVEIS

A Escola Municipal Professor Hilton Nunes é constituída pelos seguintes recursos didáticos:

  • Computadores e outros materiais de informática;

  • Duas impressoras;

  • Caixa de som;

  • Microfone;

  • Jogos educativos de alfabetização nas disciplinas de Matemática e Português.



  1. RECURSOS HUMANOS

Caracterizamos, agora, os vários elementos que compõem os recursos humanos.


13.1. Direção Escolar

  • Deverá ser o grande articulador e dinamizador do Projeto Pedagógico; Para tanto é importante estabelecer um processo contínuo de acompanhamento e registro do desenvolvimento do mesmo, com objetivo de alimentar a sua reformulação quando necessário; 

  • Cumprir e fazer cumprir as leis do ensino emanada dos órgãos superiores; 

  • Representar oficialmente a escola perante as autoridades; 

  • Manter o fluxo de informações atualizado e regular entre a direção, os professores, familiares e a comunidade; 

  • Convocar, presidir e coordenar reuniões com o corpo docente, administrativo e encontros de planejamento e avaliação; 

  • Estimular a participação das famílias na educação dos filhos envolvendo-os no acompanhamento de desempenho dos alunos e fortalecendo o relacionamento entre famílias e professores;

  • Interpelar os professores em reservado, não o desautorizando perante os alunos e demais servidores; 


13.2. Coordenação Pedagógica

  • A função de coordenação pedagógica implica em conseguir que o dia a dia da escola não se disperse em relação aos objetivos e metas preconizados no seu Projeto Pedagógico; 

  • Acompanhar e auxiliar os professores em relação ao cotidiano escolar; 

  • Acompanhar e orientar as atividades acadêmicas da escola; 

  • executar as normas didático pedagógica juntamente com o professor; 

  • Comunicar à diretoria o andamento das atividades programadas da escola;

  • Atuar no sentido de favorecer a fluência da comunicação interna;

  • Substituir o diretor em caso de falta ou impedimento. 


13.3. Corpo Docente Da Escola

  • Cumprir com o horário estabelecido;

  • Participar das reuniões pedagógicas, eventos, capacitações e reuniões de pais e mestres;

  • Em situações especiais em que o servidor necessita se ausentar da escola, avisar com antecedência à direção da escola;

  • Participar do processo educativo como um todo, especialmente da elaboração dos instrumentos que visam aperfeiçoar o Projeto Pedagógico;

  • Zelar pela boa organização do local de trabalho, pelo clima de cooperação, coleguismo e responsabilidades dos seus alunos e pelo cumprimento daquilo que foi acordado e estabelecido pela escola; 

  • Elaborar os programas, planos de cursos e planos de aulas conforme normas estabelecidas.


13.4. Atribuições dos Pais ou Responsáveis

  • Acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho, participar das reuniões de pais mestres e comparecer à escola sempre eu for solicitado;

  • Cumprir as atividades extraclasse;

  • Verificar diariamente o material escolar do aluno;

  • Ao acessar o ambiente escolar, não trajar roupas inadequadas (shorts curtos, minissaias, blusas curtas e etc.);

  • Tratar com respeito e humanidade os servidores da escola; 

  • Devolver o material didático na data determinada pela escola.








  1. REFERÊNCIAS

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 de Nov de 2019.

DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. FGV. 1ª Ed, 2019. 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: A educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 19 de Nov de 2019.


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